UFRRJ vai oferecer novos cursos de pós-graduação em 2019

– Por Christian Fuentes

Últimas propostas aceitas pela Capes são para os cursos de Economia e Psicologia

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, no dia 05/10, o resultado com as propostas aceitas para novos cursos de pós-graduação em universidades do Rio de Janeiro. A UFRRJ foi contemplada com o mestrado em Economia e o doutorado em Psicologia, ambas de modalidade acadêmica.

A previsão é que todas as novas modalidades sejam ofertadas a partir do primeiro semestre de 2019, mesmo para os cursos que ainda não possuem uma coordenação de pós-graduação, como é o caso das Ciências Econômicas.

De acordo com o professor  de Economia Marcelo Pereira Fernandes (DCE), que também é vice-coordenador de graduação do Curso e um dos responsáveis pela elaboração da proposta de mestrado enviada à Capes,  o quadro do corpo docente para as disciplinas de mestrado está completo. Outras questões como a definição de coordenador e vice-coordenador seriam decididas em reuniões nos próximos dias.

Para Marcelo, a ideia do mestrado em Economia surgiu a partir de uma demanda tanto dos alunos quanto dos professores. ” Os alunos, evidentemente, como aqui não tem mestrado, vão procurar outros centros. E não só no Rio de Janeiro, mas no Brasil inteiro. Então foi uma demanda dos alunos, mas foi também uma demanda dos professores que querem estar mais inseridos em pesquisas”, afirmou.

O professor também destaca a importância em oferecer um mestrado em Economia em uma universidade pública da Baixada Fluminense.

O professor Marcelo Pereira Fernandes ajudou na elaboração da proposta de mestrado em Economia na UFRRJ

“Os alunos da Baixada têm um perfil mais popular. E o mestrado em Economia se eu não me engano vai ser o primeiro da Baixada. Por isso eu acho que seja uma grande conquista. Inclusive uma das linhas de pesquisa é em desenvolvimento regional. A gente vai discutir coisas relacionadas ao estado e à Baixada Fluminense”, pontuou Marcelo.

Selma Sardinha, mestranda em Psicologia pela Rural, revela que o mestrado já era uma realização em sua vida. Hoje, com a oportunidade de dar segmento a sua formação profissional no campus onde estuda, ela já tem outros planos para o futuro. “Eu não pensava em possibilidades de doutorado. Hoje, eu já vislumbro essa possibilidade, é claro. O doutorado sendo aqui mesmo na Rural é um sonho que agora já estou vendo formas de investir nele sim”, disse a estudante.

Professora há 12 anos, Selma afirma que a sociedade irá se beneficiar com a realização de novas pesquisas. Ela também acredita que o doutorado seja uma conquista para o curso de Psicologia e para a UFRRJ.

“No nosso país a gente vê esse incremento de investimentos para pesquisas de forma tão escassa. Parece que há um desinteresse em ver as pesquisas fomentadas, em todas as vertentes da ciência. Essa possibilidade gera chances de fazermos as pesquisas e aplicá-las a nível da sociedade. E para a Rural essa aprovação do curso de doutorado veio como uma forma de atestar a qualidade curricular oferecida. É um mérito que se confere para o curso de Psicologia da Rural”, destacou ela.

No mês passado outras duas propostas já haviam sido aceitas pela Capes: o doutorado em Sociologia e o mestrado em Modelagem e Evolução Geológica. Com isso, a UFFRJ-Seropédica passa de 45 para 49 os cursos de pós-graduação. Todos são do tipo Stricto Sensu.

 

 

 

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages


  • Notícias Relacionadas

    CPDA organiza colóquio sobre suas pesquisas de doutoramento

    Sufrágio feminino na Primeira República é tema de dissertação no mestrado em História

    Dissertação de mestrado discute criminalização do funk